sábado, 19 de maio de 2012

REC (2007)

Quem acha que grandes e assustadores filmes de terror são exclusividade dos Estados Unidos, precisa urgentemente assistir "REC", um filme espanhol dirigido por Jaume Balagueró e Paco Plaza, que já teve duas continuações: "REC 2 - Possuídos" e "REC 3 - Gênesis". Além disso, já tem uma quarta continuação programada: "REC 4 - Apocalipse".

REC, a princípio, utiliza uma técnica já bastante conhecida dos filmes de terror, mas que sempre funciona: a câmera de mão, com pouca luz, gravando os acontecimentos de forma amadora. Esse recurso foi utilizado em outros filmes de sucesso, como "A Bruxa de Blair" e "Atividade Paranormal". A diferença principal de REC está na história consistente e na direção inteligente, que consegue provocar verdadeiros sustos na platéia, como pode ser visto no vídeo abaixo.




SINOPSE: A repórter Angela Vidal (Manuela Velasco) juntamente com o cinegrafista Pablo, vagam pela cidade fazendo matérias com profissionais que atuam somente na parte da noite, no caso do filme, ela resolve mostrar em seu programa “Mientras Usted Duerme” (Enquanto você dorme) a rotina noturna de uma equipe do Corpo de Bombeiros. O grupamento recebe um chamado sobre uma possível briga de casal que está acontecendo em um prédio, ao chegar no local, a Polícia já estava presente e é constatado que se trata de uma senhora de idade que está gritando a horas dentro do quarto sem nenhum motivo aparente. Os Bombeiros, juntamente com a Polícia, resolvem arrombar a porta do apartamento da senhora e começam a entender que não se trata apenas de um problema doméstico.

A partir de então, todos os presentes no prédio passam a fazer parte de um pesadelo real. Por precaução, eles são isolados. Ninguém entra e ninguém sai do prédio e eles são obrigados a conviver com o desconhecido. Acompanhamos a agonia e o terror dos presentes, através da lente da câmera do programa. Pouco a pouco, peças de um gigantesco quebra-cabeça nos são apresentadas para que, enquanto somos levados pelo susto a cada dez segundos, tentemos, juntamente com eles, descobrir o que se passa. O filme possui um roteiro coerente e o que, no início, pode parecer desnecessário ou solto na trama, acaba por mostrar sua real importância. Se não nesse filme, em suas posteriores sequências.

Crianças "endemoniadas" também estão presentes no filme e contribuem para deixar tudo ainda mais horripilante. A maquiagem e as atuações são outros tópicos dignos de elogio. O filme nasceu como um verdadeiro sucesso e já teve até sua versão da terra do Tio Sam. 

Quarentena foi o remake do filme espanhol que, apesar de ter a mesma linha narrativa de REC, possui diferenças importantes em seu desfecho, o que acaba por mudar completamente os rumos da história. A continuação de Quarentena também não terá absolutamente nada a ver com "REC 2" e será independente do primeiro filme. 

O clima claustrofóbico que o filme proporciona, sem dúvida, é o segredo de se tornar tão envolvente e está presente em todos os filmes da franquia. Em pouco tempo, nos pegamos com a mesma respiração leve e os olhos arregalados, esperando que qualquer coisa possa acontecer a qualquer momento. 

As continuações incrementam a história com maiores explicação e mostrando o que fica escondido no primeiro filme. 

Abaixo, o trailer do primeiro filme:


Nenhum comentário:

Postar um comentário