quarta-feira, 16 de maio de 2012

Freddy Krueger

Quando se fala em pesadelo, é impossível não associar ao terrível Freddy Krueger, personagem saído da imaginação do diretor Wes Craven. Freddy é um assassino de crianças que, após morrer queimado pelo moradores da cidade, faz um pacto diabólico e consegue a imortalidade, em troca de matar pessoas, por meio dos pesadelos das mesmas.

O aspecto assustador de Freddy é causado por seu rosto queimado e suas mãos com lâminas em forma de garra. Robert Englund foi o ator que interpretou o Freddy mais famoso, em filmes que foram de 1984 a 2003. Em 2010, foi feito um remake com filme original, com Jackie Earle Haley no papel do vilão e, em 2011, Freddy tornou-e um personagem do jogo Mortal Kombat.

Craven, que é um fascinado por filmes de terror, construiu seu filme baseado em pequenos fatos vivenciados em sua infância. “Reza a lenda”, que quando era jovem, leu diversas notícias sobre crianças do Camboja, vítimas do regime político do seu país. Elas estariam sofrendo com pesadelos terríveis desde que chegaram aos EUA e não conseguiam dormir. Depois de um tempo, cada criança começou a morrer por não suportar mais os pesadelos. Os médicos intitularam o fenômeno de “Síndrome da Morte Súbita Asiática”. Para piorar  o  "infanto-Craven" ainda associou este medo dos pesadelos ao um fato arrepiante: Craven teria visto um homem assustador da janela de sua casa, passando na rua, vestido de vermelho. A figura parou e o encarou. Os segundos entre o olhar dos dois foi crucial para que o moleque congelasse as veias. O homem foi embora, mas o terror ficou. (FONTE: Diário do Pará, 2009)


Freddy possui alguns poderes e habilidades, dentre os quais: a imortalidade no mundo dos sonhos, a capacidade de criar e transformar os ambientes do sonho, bem como partes do corpo, teletransporte e a capacidade de ferir as vítimas no mundo real, através dos sonhos, como se fossem bonecos de vodu. Mas, apesar de tudo isso, Freddy também tem fraquezas, que foram mostrados em vários filmes da série. As principais são: a perda de poderes quando trazido ao mundo real, o que é bem difícil, pois para que isso aconteça, alguém precisa agarrá-lo e acordar instantaneamente. Aversão ao reflexo em espelhos, o que também é difícil, pois ele controla os objetos presentes nos sonhos. A coragem das vítimas e a capacidade de ficarem lúcidas nos sonhos, também enfraquecem Freddy.

A refilmagem de 2010 não fez o mesmo sucesso do original. O novo Freddy Krueger ficou mais realista e isso retirou o que mais insitgava no personagem: a capacidade de se modificar e de modificar tudo ao seu redor. Freddy é um dos personagens mais assustadores do cinema. Irônico, ele consegue fazer tremer os mais céticos com sua risada do mal. Quem assistiu ao filme, com certeza, ficou com receio de encontrar o monstro ao dormir.


Nenhum comentário:

Postar um comentário