terça-feira, 15 de maio de 2012

Medo de Palhaços: Pennywise (It, 1990)

Coulrofobia ou medo incontrolável de palhaços é mais comum do que podem imaginar. E, pensando nisso, a indústria do terror se aproveitou bastante dessa informação para povoar o pesadelos dos espectadores.

O palhaço Pennywise ou A Coisa, como também é conhecido, é o assustador personagem do filme "It- Uma Obra Prima do Medo", adaptado de mais um livro de Stephen King. O filme, em si, não é realmente uma obra prima. Feito para TV e dividido em capítulos, torna-se extenso demais (mais de 3 horas de duração) para ser visto de uma só vez, além de não ter uma boa qualidade nos efeitos visuais e pecar em diversas atuações. O personagem Pennywise, feito com maestria pelo ator Tim Curry, no entanto, consegue causar verdadeiros calafrios na platéia.

Sinopse do filme: Derry, no Maine, é uma pacata cidade que foi aterrorizada 30 anos atrás por um ser conhecido como "A Coisa". Suas vítimas eram crianças, sendo que se apresentava na maioria das vezes como o palhaço Pennywise. Com esta forma ele reaparece, 30 anos depois. Quem sente sua presença é Michael Hanlon (Tim Reid), um bibliotecário e único de um grupo de sete amigos que continuou morando em Derry. Assim ele liga para Richard Tozier (Harry Anderson), Eddie Kaspbrak (Dennis Christopher), Stanley Uris (Richard Masur), Beverly Marsh Rogan (Annette O'Toole), Ben Hanscom (John Ritter) e William Denbrough (Richard Thomas), pois todos os sete quando jovens viram "A Coisa" e juraram combatê-la caso surgisse outra vez. Porém este juramento pode custar suas vidas. 

Em uma das cenas mais emblemáticas e assustadoras, o palhaço atrai uma criança, mostrando um balão em um bueiro, quando solta a famosa frase: " Você quer um balão Georgie? Ele flutua. Todos flutuam aqui embaixo.Venha flutuar também...". E acaba por puxar o garoto. Aceitar presentes de estranhos ficou ainda mais perigoso depois desse filme.

Vale a pena ser assistido pelo personagem, pelos sustos e pelos momentos de risada que proporciona. Afinal, esse é um personagem que ficou na mente de quem assistiu e, depois dele, palhaços nunca mais serão vistos da mesma forma.


Nenhum comentário:

Postar um comentário