segunda-feira, 14 de maio de 2012

Filmes de Terror: O Iluminado (1980)

Stanley Kubric levou às telonas o livro homônimo de Stephen King. Uma obra que passa pelas mãos desses dois gênios não poderia ser outra coisa, a não ser um clássico. E, sendo do gênero de terror, trata-se de um dos mais assustadores de todos os tempos.

"O Iluminado" conta a história de Jack Torrance (Jack Nicholson, em uma interpretação brilhante), um homem que segue com sua mulher e seu filho para um hotel isolado, do qual tomam conta. Ele aproveita o momento para escrever seu livro, mas, aos poucos, vai sendo tomado de uma personalidade destrutiva e assustadora, que parece ter ligação com fatos acontecidos anteriormente no hotel. O título fica por conta do garoto, o pequeno Danny Torrance, que tem visões de fatos acontecidos no passado e de fatos que acontecerão no futuro.

Uma das cenas mais marcantes e aterrorizantes do filme é a aparição das irmãs Grandy no corredor, local em que elas foram mortas. O filme é genial por ir, desde o início, plantando o medo e o suspense no telespectador, sem apelar para grandes efeitos. A tensão criada vai em um crescente que, em determinado momento, passamos a achar que tudo aquilo acontece conosco. Kubric consegue encontrar a medida certa nas tomadas, nas interpretações e, até mesmo, nos cenários, que conseguem se transformar em verdadeiros personagem, tamanha a vida que exalam de suas paredes.

A obra não é 100% original ao livro, mas consegue tirar dele o ingrediente principal: o medo! E esse é o principal objetivo de um filme de terror. O Iluminado é uma obra prima do cinema mundial e merece ser lembrado para sempre.

Um comentário: